O Festival da Canção

O Festival da Canção de Alvinópolis é um dos mais tradicionais meios de profusão da música autoral, e da cultura popular em Minas Gerais, ele se distingue como um dos principais eventos da agenda local e tem como propósito intensificar o diálogo entre o grande público e outras áreas da cultura.

O evento acontece anualmente, sendo que, sua primeira edição foi ainda na década de 70. Ao longo da sua história foram realizadas 35 edições, movimentando a vida cultural local por quase meio século, abrindo espaço para a participação de vários intérpretes, músicos, compositores, profissionais do ramo audiovisual, e uma vasta rede de interlocutores e prestadores de serviços de todo país. 

O “36° Festival da Canção de Alvinópolis” pretende ser realizado em três dias consecutivos, 28, 29 e 30 de julho de 2017, na Praça São Sebastião, a maior e mais ampla da cidade.

Para a realização do concurso pretende-se selecionar em todo território nacional 20 músicas de variados estilos e origens culturais, e a partir do voto popular e do corpo de jurados premiar as melhores.

A avaliação para premiação das mais bem colocadas será feita por meio da escolha de um corpo de jurados qualificados e do voto popular. Os vencedores receberam os troféus e uma quantia em dinheiro. 

O Festival da Canção de Alvinópolis é direcionado sobretudo aos músicos compositores, intérpretes, jornalistas, formadores de opinião, professores e à sociedade como um todo. A estimativa de público é de três a cinco mil pessoas, além de cerca de 100 músicos, compositores e intérpretes. Assim, atraindo diversos competidores, turistas e apreciadores da música o Festival favorece o desenvolvimento humano e econômico da população disseminando novas ideias e diversas vivências na comunidade.