Os primórdios do Festival

Os primórdios do Festival  foram realizados na década de 70. Na época, os organizadores não imaginavam que estavam iniciando uma tradição que continuaria por quase meio século. O primeiro concurso foi promovido em 1976 pelos formandos do Curso Técnico de Contabilidade, em seu esforço de arrecadação de fundos para sua festa de formatura.

A primeira canção

Na ocasião a canção vencedora foi ‘Casas de Barro’, do sete-lagoano Flávio do Carmo. Trata-se de uma música de matriz sertaneja, com ingredientes de choro e seresta. Seu título leva o nosso imaginário ao passado ruralista no interior, com seus casebres, casarões e casas de pau-a-pique. A melodia evoca elementos da memória do artista que dão uma tonalidade bucólica e sentimental à canção. Para narrar os episódios vivenciados pelo eu lírico a letra adota uma linguagem simples e coloquial, próxima do cotidiano, tal como uma prosa mineira. O autor apela à nostalgia dos tempos idos e exalta a vida simples no interior, convidando o ouvinte a enxergar através de suas recordações.

Na atualidade

A partir de então foram realizadas outras 35 edições, que movimentaram a vida cultural local e regional, atraindo a participação de milhares de espectadores, e centenas de artistas, intérpretes, músicos, compositores, profissionais do ramo audiovisual, e toda uma rede de interlocutores do Brasil inteiro. O Festival instalou-se em diversas localidades do município ao longo dos anos. Primeiramente, na “E.E Prof. Cândido Gomes”, depois, no clube Alvinopolense,  Praça de Esportes (atual APAE), Nicks Bar, entre outros, até se estabelecer na Praça São Sebastião, nossa praça maior e mais ampla.

Atualmente, nos arredores do Médio Piracicaba, Alvinópolis é a única cidade a protagonizar a realização de um festival de música, sendo a pioneira regional na promoção de um evento desse tipo e abrangência. O Festival da Canção hoje se caracteriza como um evento de ampla concorrência, acolhendo músicos de variados estilos e origens culturais. Assim, ele favorece o intercâmbio turístico, cultural e a interação entre visitantes, músicos locais e a comunidade, proporcionando diversos encontros, vivências e trocas de experiências.

 

Patrocínio

Realização

        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *