Regulamento

36º Festival da Canção de Alvinópolis

O 36º Festival da Canção de Alvinópolis tem por objetivo realizar um evento de ampla participação e incentivo a prática musical, contribuindo para a difusão da arte da música, e a formação cidadã, artística e cultural. Ele busca promover a interação entre profissionais, músicos, grupos musicais e o público no geral além de oferecer espaços para exposição de compositores, intérpretes e instrumentistas apresentarem seus trabalhos ao público.

O evento será realizado em três dias consecutivos, 07, 08 e 09 de setembro de 2017, no município de Alvinópolis, Minas Gerais. Para a realização do concurso pretende-se selecionar em todo território nacional 20 músicas de variados estilos e origens culturais, e a partir do voto popular e do corpo de jurados premiar as melhores.

1. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1. Poderão participar do 36º Festival da Canção, músicos em geral, em conjunto ou solo, com trabalhos autorais em língua portuguesa.

1.2. Ao inscrever-se o participante autoriza gratuitamente a apresentação pública de suas obras executadas durante o evento, renunciando à percepção de direito autoral (Lei 9610/98), além da fixação, publicação e divulgação em quaisquer suportes e sistemas existentes, tais como, mas não limitados a fitas de vídeo, DVD, Vídeo-tape, CD-Rom, site, para inserção em qualquer material de divulgação da presente e futuras edições do Festival da Canção, bem como para fazer divulgação das atividades dos organizadores, dos patrocinadores, apoiadores e colaboradores do referido evento, sem limite de tempo, no Brasil e exterior;

1.3. O participante autoriza, no ato da inscrição, o registro gratuito, livre de qualquer taxa ou pagamento, através de sistemas de vídeo, áudio e fotografia, da sua participação no 36º Festival da Canção de Alvinópolis, para fins de arquivo e divulgação da Comissão Organizadora do Festival e do Instituto Martelo de Desenvolvimento e Gestão (IMDG), bem como parceiros ou outras empresas/associações que lhe sucederem, da presente e das futuras edições do Festival da Canção de Alvinópolis, bem como pelos patrocinadores e apoiadores por qualquer veículo de comunicação, tais como, mas não limitados a, transmissão por rádio, veiculação por internet e telefonia celular, inserção em materiais gráficos (cartazes, outdoors, panfletos, programas, etc.) de divulgação, e sua distribuição/publicação, para a produção de vídeo institucional do evento para demonstração e divulgação de suas atividades em geral, no momento da realização do evento e para as suas edições futuras e para prestação de contas, sem quaisquer pagamentos adicionais. Para tanto, a Comissão Organizadora do Festival e o IMDG, direta ou indiretamente, ficam autorizadas a promover o registro em fotografia e vídeo, com a consequente utilização desses;

1.4. A participação de músicas que já passaram pelo Festival da Canção de Alvinópolis será permitida desde que nunca tenham sido premiadas nas edições anteriores;

1.5. As músicas inscritas deverão ser inéditas e originais. Entende-se por inédita a música que nunca tenha sido editada ou gravada em disco ou CD com tiragem comercial, produzida e lançado por gravadora com amplitude nacional. São inéditas, para os fins do presente regulamento, todas as canções lançadas precedente em discos de produção independente ou disponibilizadas na internet, considerando-se aqui, tanto a composição musical quanto a letra da composição;

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Poderão inscrever-se no 36º Festival da Canção de Alvinópolis, compositores e intérpretes de todo o território nacional, em conjunto ou solo, cujas composições estiverem escritas em língua portuguesa. Músicas instrumentais não serão aceitas.

2.2 A fase de inscrições para a seleção ocorrerá de 28 de junho à 24 de agosto.

2.3. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do preenchimento da ficha de inscrição online, disponível no link: https://www.festivalalvinopolis.com.br/inscricoes/

O preenchimento de todos os campos é indispensável.

2.4. Deverão ser ser anexados no momento da inscrição:

  • Áudio da música em formato mp3, com boa captação de voz e instrumentos;
  • Comprovante de pagamento (foto nítida ou escaneado) do valor estabelecido no item 2.7.

2.5. Deverão ser ser preenchidos obrigatoriamente no momento da inscrição:

  • Letra da música;
  • CPF e RG do/a responsável pela inscrição;
  • Autor(es) da letra e da música;
  • Número de integrantes que se apresentarão;
  • Cidade, estado e endereço do/a responsável pela inscrição;
  • É de responsabilidade do/a proponente o correto preenchimento da ficha, bem como a legalidade de sua obra, como o registro e demais direitos autorais.

2.7. O(a) proponente deverá efetuar o pagamento no valor de R$ 30,00 (trinta reais),para inscrever uma música, ou R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por música, caso inscreva duas músicas ou mais. O pagamento deverá ser realizado por meio de depósito ou transferência eletrônica na conta abaixo:

Favorecido: Instituto Martelo de Desenvolvimento e Gestão

CNPJ: 14.792.305/0001-98 (No caso TED ou DOC)

Banco: Banco do Brasil (001)

Agência: 1429-X

Conta Corrente: 17.876-4

§ 1º Cada proponente poderá inscrever quantas canções desejar, contanto que realize as inscrições de acordo com o item 2.7.
§ 2º O material enviado, juntamente com o valor pago pela inscrição, não serão devolvidos em hipótese alguma.

3. DA PRÉ-SELEÇÃO DOS TRABALHOS MUSICAIS:

3.1 A curadoria do evento selecionará dentre os inscritos 20 (vinte) trabalhos musicais, e outros 5 (cinco) que ficarão como suplentes.

3.2. A seleção dar-se-á com base em critérios gerais de originalidade, elaboração, contextualização, criatividade e relevância, tendo em vista possibilitar a seleção de músicos com qualquer tipo de formação musical, sem a exigência de conhecimento técnico ou acadêmico específico;

3.3. A gravação e envio do áudio é de total responsabilidade do(a) proponente.

  • Materiais com baixa qualidade de áudio e/ou vídeo podem prejudicar o processo de seleção.

4. AS APRESENTAÇÕES

4.1. O 36º Festival da Canção de será realizado nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2017, no período das 21:00 às 01:00h, no Centro Histórico do município de Alvinópolis, em frente a Igreja Matriz do Rosário, Minas Gerais.

4.2 As apresentações das 20 músicas pré-selecionadas divididas entre etapas classificatórias, realizadas nos dias 07 e 08 de Setembro de 2017 às 21 horas, e etapa final, no dia 09 de Setembro de 2017,às 21:00h.

  • Quinta- feira dia 07 de Setembro – 10 músicas;
  • Sexta-feira dia 08 de Setembro – 10 músicas;
  • Sábado dia 09 de Setembro – 10 músicas finalistas.

§ A ordem e a data das apresentações será definida por meio de sorteio, e será divulgada com antecedência no site: www.festivalalvinopolis.com.br e também através das redes sociais.

4.3. Caso ausente-se sem justificativa plausível o concorrente não poderá participar do Festival do ano subsequente.

4.4. O participante deve prezar pela conservação e bom uso do ambiente de apresentação, sob pena de desclassificação em caso de depredação.

5. DA PASSAGEM DE SOM E APRESENTAÇÃO EM PALCO

5.1. As passagens de som acontecerão no período da tarde dos dias 07 e 08, entre as 14h e 18h;

5.2. A ordem da passagem será combinada entre a organização do evento e as bandas/músicos selecionados;

5.3. Será feita a passagem de até no máximo 10 bandas/artistas por dia;

5.4. Cada concorrente terá direito de no máximo 15 minutos para passagem breve de som, onde terá direito a equalizar seus instrumentos e salvar seus presets com apoio de nossa equipe técnica;

5.5. Cada concorrente se responsabilizará por seus instrumentos, bem como pela presença dos músicos acompanhantes e intérpretes;

5.6. Em caso de atraso ou não comparecimento o participante perde o direito pela passagem de som;

5.7. Haverá no local aparelhagem de som, amplificadores de baixo, guitarra e corpo de bateria. Ficarão sob responsabilidade do baterista as baquetas, pratos, caixa e pedal de bumbo.

5.8. O candidato poderá dispor, para sua apresentação, de toda aparelhagem que estiver instalada no palco;

5.9. Não será permitido aos candidatos levar operador de som;

§ 1º Não será permitido o uso de playbacks;
§ 2º Anunciado pelo apresentador, o concorrente terá 15 minutos para concluir sua apresentação, desde falas, agradecimentos à execução da música, podendo ser penalizado com a perda de pontos em sua pontuação total, por minuto de atraso.

6. DO JÚRI

6.1 O Júri do Festival da Canção será formado por cinco pessoas com experiência nas áreas da música, arte, poesia, literatura, crítica, jornalismo, e/ou cultura e que atuem efetivamente nesse meio.
6.2. É de responsabilidade dos jurados avaliar e escolher os melhores trabalhos musicais, conforme critérios técnicos;

6.3. As decisões do Júri serão irrecorríveis e irrevogáveis.

6.4. O voto popular será feito por meio de cédulas, assim, o trabalho que receber maior número de votos será o vencedor desta categoria.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 As bandas/artistas selecionados(as) serão contatados via e-mail e através do site entre os dias e 28 e 29 de agosto e terão até o dia 01/09 para confirmar participação.

7.2. A fase classificatória ocorrerá nos dias 07 e 08 de Setembro.

7.3. Ao final do segundo dia o resultado das canções classificadas para a final será divulgado e as 10 mais bem qualificadas passarão para a última fase;

7.4. A fase final ocorrerá no dia 09 de setembro, onde serão escolhidas as melhores canções para premiação.

7.5. Em caso de confirmação de plágio, o candidato será automaticamente desclassificado sob penalidade de não participar da próxima edição do Festival.

8. DA PREMIAÇÃO

8.1. A avaliação para premiação dos trabalhos musicais mais bem colocados será feita por meio da escolha do Júri formada por um corpo de jurados gabaritados, e do voto popular;

8.2. O ganhador será aquele que obter a maior média nos quesitos avaliados pelo Júri;

8.3. Em caso de empate o voto de minerva será do Júri respeitando o item 6.3.

8.4. Os vencedores receberão troféus e quantia em dinheiro, no total mínimo R$ 12.000,00, conforme classificação a seguir:

  • 1° Lugar – R$ 4.500,00 + Troféu;
  • 2º Lugar – R$ 3.000,00 + Troféu;
  • 3º Lugar – R$ 1.500,00 + Troféu;
  • Voto Popular – R$ 1.000,00 + Troféu;
  • Melhor intérprete – R$ 1.000,00 + Troféu;
  • Melhor Letra – R$ 1.000,00 + Troféu;

9. DA AJUDA DE CUSTO:

9.1. O Festival da Canção de Alvinópolis oferecerá um ticket de refeição por dia para cada músico selecionado, desde que este não resida na cidade de Alvinópolis. O ticket poderá ser usado no almoço ou no jantar, em um restaurante indicado pela comissão organizadora.

9.2. Hotéis conveniados com o Festival oferecerão desconto para os músicos selecionados. As diárias variam de R$35,00 à R$50,00.

§ Esta ajuda valerá de acordo com a disponibilidade das vagas no estabelecimento indicado pela Comissão Organizadora do Festival.

9.3. O Festival da Canção de Alvinópolis oferecerá área de camping para os músicos selecionados. O local possui banheiro com chuveiro elétrico, espaço amplo para montagem de barracas e vigia eletrônica 24h interligada com a polícia militar.

§ 1º Não serão oferecidas ajuda de custo referente a gastos com transporte.

§ 2º Os benefícios serão intransferíveis e só valerão enquanto o músico estiver na cidade.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Os casos omissos neste regulamento serão soberanamente resolvidos pela Comissão Organizadora do 36º Festival da Canção de Alvinópolis.

10.2. Quaisquer informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas pelo contato via e-mail contato@festivalalvinopolis.com.br.

Alvinópolis, 30 de junho de 2017.

Comissão Organizadora do 36º Festival da Canção de Alvinópolis

Patrocínio

 

Realização

         Banda Santo Antônio